5290 - Orientações para auditoria do desenvolvimento e utilização de indicadores-chave nacionais
- Sumário:
O guia define o que são indicadores-chave nacionais e mostra sua relevância para medir o impacto e a utilidade das políticas públicas e programas, além de determinar se há espaço para melhorias, especialmente com a aplicação de técnicas estatísticas e econométricas apropriadas.
Destina-se a aprimorar o desempenho operacional das Instituições Superiores de Controle (ISC) na prática relacionada à auditoria do desenvolvimento e uso dos Indicadores-Chave Nacionais (ICN). Assim, na Parte 5 do GUID, o Padrão de Auditoria de Desempenho ISSAI 3000 e o Padrão de Auditoria de Conformidade ISSAI 4000 são discutidos e traduzidos em diretrizes mais específicas, detalhadas e operacionais.
O GUID contém uma descrição detalhada e estruturada das questões de auditoria relevantes para a avaliação do bom funcionamento dos sistemas de medição de desempenho ou impacto. Ele pode ser utilizado pelas ISC enquanto constroem gradualmente as capacidades e competências necessárias para tal avaliação.
Também tem como objetivo apoiar os auditores na compreensão do assunto específico da auditoria do desenvolvimento e uso dos ICN, bem como na aplicação das ISSAIs relevantes.
O escopo do GUID abrange auditorias e avaliações como elemento-chave dos esforços das ISC para garantir que informações relevantes e confiáveis estejam disponíveis e sejam devidamente aplicadas ao longo do processo de tomada de decisão estratégica.
- Categoria da NBASP:
- Evolução IRB
- (Novo documento) Aprovado em 2019