3910 - Conceitos centrais para auditoria operacional
- Sumário:
O presente documento é largamente baseado nos conceitos constantes na NBASP/ISSAI 3000. Ele oferece detalhes adicionais relacionados ao objetivo da auditoria, à seleção dos temas e ao processo de auditoria.
Como a auditoria operacional pode lidar com todas os aspectos do setor público, não seria possível ou apropriado propor normas de auditoria comuns que cobrissem todas as situações possíveis. Portanto, o documento foca nos desafios estratégicos relacionados com o processo de implementação e os recursos necessários à auditoria operacional. Ele sublinha os aspectos-chave da auditoria operacional e sua importância para as entidades fiscalizadoras, a administração pública e a sociedade como um todo.
- Categoria da NBASP:
- NBASP- Grupo 3. Orientações aplicáveis às atividades de controle do setor público.
- Evolução INTOSAI
- Antiga “ISSAI 3100- Orientações para auditoria operacional: Princípios-chave” aprovada em 2010.
- Conteúdo reformulado e aprovado como “ISSAI 3100- Orientações sobre conceitos centrais para auditoria operacional” em 2016.
- Com o estabelecimento da Estrutura de Pronunciamentos Profissionais da INTOSAI (IFPP), recebeu a nova sigla “GUID 3910- Conceitos centrais para auditoria operacional” com mudanças editoriais em 2019.
- Evolução IRB
- Incorporado mediante consulta pública à estrutura da NBASP em 2021. Tradução para o português do texto da GUID 3910 em inglês sem alterações de conteúdo.