3920 - O processo de auditoria operacional
- Sumário:
A presente orientação é estruturada de acordo com as diferentes fases no processo de auditoria operacional. A primeira seção refere-se ao planejamento da auditoria – como selecionar temas e desenhar a auditoria. A segunda seção refere-se à execução da auditoria, de modo a obter evidências suficientes e apropriadas para apoiar os achados e conclusões do auditor. A terceira seção refere-se ao relatório (o seu formato, conteúdo e distribuição). A quarta seção refere-se ao monitoramento dos achados e recomendações de relatórios de auditoria anteriores, para identificar e documentar o impacto da auditoria e o progresso realizado nos problemas avaliados.
- Categoria da NBASP:
- NBASP- Grupo 3. Orientações aplicáveis às atividades de controle do setor público.
- Evolução INTOSAI
- Aprovada como “ISSAI 3200- Orientações para o processo de auditoria operacional” em 2016.
- Com o estabelecimento da Estrutura de Pronunciamentos Profissionais da INTOSAI (IFPP), recebeu a nova sigla “GUID 3920- O processo de auditoria operacional” com mudanças editoriais em 2019.
- Evolução IRB
- Incorporado mediante consulta pública à estrutura da NBASP em 2021. Tradução para o português do texto da GUID 3920 em inglês sem alterações de conteúdo.